Quando se fala em divulgação de negócio, nos dias de hoje, logo vem à mente os meios digitais, como sites de busca e redes sociais. Realmente, estas ferramentas chegaram para transformar a comunicação e, diga-se de passagem, vêm fazendo isso muito bem! Mas, sua estada não é passageira, elas vieram pra ficar!
Por mais que se estude as grandes possibilidades que estas ferramentas podem proporcionar aos negócios (e acredite, são grandes mesmo), elas podem ajudar também a manter o bom e velho, (mas não ultrapassado), relacionamento direto, o chamado networking.
Falar com as pessoas, se apresentar, ter uma ação direta e dedicada ainda é uma excelente ferramenta e que, atualmente, onde os recursos digitais são imensos, o tempo é curto, a correria é grande e os afazeres acabam tomando toda nossa atenção, parar cinco minutos, mandar uma mensagem direta, focada a um amigo, colega ou conhecido pode fazer toda a diferença. Mande notícias, conte as novidades, o que tem feito e principalmente, ouça (aliás, isto é assunto para outro post).
Sair do automático, ou melhor, do automatizado é uma estratégia que vale atenção. Apesar das pessoas estarem numa rede VIRTUAL de relacionamento, é importante lembrar que é uma rede SOCIAL. Feita de pessoas, com sentimentos e emoções. Este contato pessoal aquece os relacionamentos e os negócios (que também são feitos de e para pessoas).
Aliás, qualquer estratégia de divulgação por estes meios deve levar isto em consideração. Números e estatísticas são ótimos para relatórios. Com pessoas, vale mesmo o contato direto, as relações pessoais, a troca de experiências, a comunicação pensada de pessoa para pessoa.
E você? Tem mantido contato com sua rede?