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Cristiane Geminiano

Estabeleça objetivos com metas inteligentes ou metas SMART

Atualizado: 21 de set.


Imagem ilustrativa da metodologia SMART para definição de objetivos, com as palavras S - Specific, M - Measurable, A - Achievable, R - Relevant e T - Time-bound.



Início de ano é época de fazer planos, rever os objetivos, criar projetos, fazer mil planos e prometer para si mesmo que este ano vai ser diferente, que vai cumprir as promessas, não vai desistir etc, não é mesmo? Que tal, desta vez, fazer planos de forma INTELIGENTE?


Já ouviu falar das metas SMART?


O acrônimo tem por objetivo definir com clareza as metas específicas e mensuráveis, que possam ser atingidas num determinado período de tempo e, obviamente, que sejam relevantes para seu objetivo, como o próprio nome sugere:


Specific, (Específica);

Measurable (Mensurável);

Attainable (Atingível);

Relevant (Relevante) e

Time based (Temporal).


A ideia é definir um plano de ação tangível a fim de se aproximar ao máximo das expectativas e, assim, potencializar as chances de concluí-las.


A proposta é fazer com que se crie um plano de ação que possa ser colocado em prática. Por exemplo, quando falamos que pretendemos aumentar as vendas precisamos ser específicos a qual produto ou serviço está se referindo.


Também é importante mensurar o quanto pretende aumentar as vendas, exemplo, “aumentar em 30%”


Esta meta precisa ser atingível. Se seu negócio está começando agora, por exemplo, não adianta projetar milhões, se o cenário não indicar isso. Estabelecer uma meta real é fundamental para que você e sua equipe se mantenham motivados a alcançá-la.


Um dos critérios chaves para que se atinja a meta é a relevância. Qual a importância desta meta para seus objetivos e para sua equipe? Vale realmente o empenho? A equipe compreende a importância desta meta? É o momento ideal? Pode esperar? É imprescindível? Esta meta vai realmente fazer diferença nos seus projetos?


E por último, é importante que se estabeleça um prazo (que possa ser cumprido) para que esta meta seja alcançada. Definir um cronograma é crucial, tanto para acompanhar a evolução, como para permitir ajustes no decorrer do caminho.


Exemplos de Metas SMART:

  • Aumentar 30% das vendas de roupas infantis até o fim do mês.

  • Abrir 2 novas lojas: Uma em Curitiba até a metade do semestre e a segunda até o fim do ano em BH.

  • Investir 30% do faturamento mensal em Marketing

  • Contratar 2 profissionais para as Redes Sociais: Um para Gestão de Conteúdo até o final do primeiro trimestre e outro para Gestão de Tráfego até o final do segundo trimestre.


Criando um plano de ação para atingir seus objetivos com metas inteligentes ou metas SMART com a estratégia 5W2H


Além de definir bem o objetivo, avaliar a importância, é necessário planejar, criar um plano de ação para se manter determinado e focar no que realmente interessa. Uma maneira de criar um plano de ação de forma prática e objetiva é utilizar a matriz 5W2H. é uma ferramenta simples e eficaz que consiste em responder as 7 perguntas básicas para criar um plano de ação.


Os 5 W se referem às clássicas perguntas do jornalismo:

  • What – o que será feito?

  • Why – por que será feito?

  • Where – onde será feito?

  • When – quando?

  • Who – por quem será feito?

Os 2H completam o questionário:

  • How – como será feito?

  • How much – quanto vai custar?

Sim, é só isso! É bem simples né? A matriz 5W2H é objetiva e é isto que a torna tão eficaz. Agora que você já sabe como criar metas inteligentes e um plano de ação simples e eficaz, está na hora de pôr seus planos no papel e como pretende executá-lo!


E se ainda não sabe quais objetivos trabalhar esse ano, você pode começar com a Roda da Vida. Outra ferramenta excelente para ajudar a identificar quais áreas da sua vida precisam de atenção. Você também pode adaptá-la para seu negócio. Eu falo mais sobre a Roda da Vida aqui.


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