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Cristiane Geminiano

O futuro da Comunicação

Atualizado: 21 de set.


Colegas de trabalho de uma agência de comunicação em uma mesa de reunião, estã oanalisando dados em um notebook. Uma pessao está tomando café, há pessoas sorrindo. Todos estão conversando, se relacionando.

Antes de falarmos das agências, vamos falar da comunicação que já sabemos, está passando por uma transformação. E isto afeta a todos: profissionais, consumidores, empresas, agências e fornecedores.

Os meios de comunicação de massa ainda influenciam bastante o poder de compra dos consumidores, sobretudo aqueles de cidades afastadas onde a tecnologia ainda é novidade. Porém já perdem bastante espaço para a Internet. Hoje, mais da metade da população mundial tem acesso à rede mundial de computadores. E este público mudou seu comportamento na hora de adquirir um produto ou serviço.

Antes de comprar, o consumidor pesquisa, avalia, busca referências, consulta a opinião de outros usuários e, somente a partir daí, toma sua decisão. Os novos meios As tradicionais mídias ganharam novos aliados. Principalmente aqueles com maior capacidade de conectar pessoas e que visam o relacionamento permanente. Estamos falando das redes sociais. Hoje é possível conhecer melhor o perfil do seu usuário, cliente ou público alvo porque você não é só mais uma empresa, ou um meio de comunicação, nem uma marca ou um produto. Você é um perfil, uma página, uma persona, traduzida por uma conexão. Chame do que quiser, o fato é que realmente é possível se relacionar o tempo todo com seu público e você deve aproveitar esta oportunidade. A tecnologia Outra aliada da comunicação é a tecnologia. Impossível falar de futuro sem falar dela. A entrega da informação e seu acompanhamento e monitoramento tem se tornado cada vez mais essencial para definir as estratégias de comunicação de qualquer organização, em qualquer campo da sociedade. O Big Data – resultado do grande volume de dados gerados diariamente a partir das novas tecnologias - está aí para ajudar a qualificar e quantificar o comportamento do usuário. É possível traçar um perfil, um caminho, um direcionamento a partir do cruzamento de informações e análise dos dados. O Marketing O Monitoramento de Dados e a Comunicação integram as estratégias de Marketing. A ciência que estuda o comportamento do público alvo e analisa os dados. E é o Big Data que garante a ponte entre a empresa e o consumidor, definindo as melhores estratégias de comunicação e vendas. O marketing – de posse de todos estes ingredientes (redes sociais, sites de busca, Big Data, monitoramento, relatórios, SEO) – cruza todas as informações e aponta o melhor caminho, definindo as novas estratégias. O conteúdo Emissor + Receptor + Mensagem = Comunicação. Para qualquer estratégia de marketing funcionar, a comunicação tem que entrar em ação. É o conteúdo elaborado para gerar engajamento, conectividade e relacionamento entre a marca e o cliente. Empatia Bem, já temos: os novos meios, as tecnologias, o relacionamento, a estratégia, o conteúdo. O que falta então? Falta a empatia. Entender seu público. Se colocar no lugar dele. A palavra de ordem aqui é o respeito, que só é possível quando nos colocamos no lugar do outro. A empatia gera engajamento, relacionamento, identificação, cumplicidade. E é aí que a marca começa a se relacionar com seu público.

Daí você me pergunta: OK, mas e as agências? Qual o papel delas nisso?

As agências, em parceria com o seu cliente, fazem acontecer esta conexão. Para tanto, elas precisam de equipe alinhada e altamente qualificada. Como conseguir isto? A resposta é: ouvindo seus clientes e colaboradores. Conhecendo-os e oferecendo-lhes as condições necessárias para que possam colocar em prática suas ideias. Permitindo que façam parte do planejamento e que mostrem e executem todo seu potencial. Os colaboradores geralmente estão buscando conhecimento, qualificação. É o momento de ouvir o que eles têm a dizer.

- Certo, mas e o futuro da comunicação? O futuro é agora. É colocar o plano em prática hoje. É fazer a roda girar e este ciclo acontecer.

Vamos fazer acontecer?

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