Você já deve ter ouvido falar que inbound marketing é o marketing de atração, né? Mas, se o marketing de conteúdo é usado para esse objetivo, qual seria a diferença entre os dois? Eu explico!
Marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo se baseia em criar conteúdo que esclareça, tire dúvidas, ensine, eduque seu público. Ela é dividida em etapas: Topo do funil, com conteúdo mais rasos, para pessoas que estão buscando solução para um problema que acabaram de descobrir que têm e estão começando a sua pesquisa sobre o assunto, muitas delas ainda nem sabem que têm um problema. Elas apenas estão incomodadas com alguma situação e resolveram saber mais a respeito.
Se dividirmos esse público na jornada do funil, este público se enquadra no topo do funil (conforme imagem abaixo).
Quando esta pessoa começa sua pesquisa e passa a entender mais sobre o assunto, ela vai automaticamente avançando para o Meio do funil. É quando ela começa a reconhecer-se no problema e considerar algumas possibilidades de solução.
Ao se aprofundar ainda mais no tema, avança, então, para o Fundo do funil, onde ela já tem um conhecimento profundo e já testou algumas soluções desde que começou sua pesquisa.
Neste ponto, ela entende que é necessário ajuda de um especialista para solucionar seu problema, avalia as possibilidades e considera investir na compra de um produto ou serviço.
Funil de conteúdo
A criação de conteúdo é dividida de acordo com o estágio dos leads, também conhecidos como prospects (possíveis clientes) no funil de conversão:
ToFu = Topo de funil - Fase do aprendizado, da educação
O tipo de conteúdo criado para atrair seguidores, novos prospects, apresentar soluções. O conteúdo para esse estágio é introdutório… mais básico, pois é direcionado para um público que está começando a conhecer a solução e descobrindo que ele tem uma necessidade. Os leads neste estágio estão interessados em aprender, raramente vão comprar de você.
Formatos mais utilizados nesta fase: Posts, infográficos, e-books abrangentes, apresentações
Canais mais indicados: Redes Sociais e Blog
MeFu ou MoFu (do inglês Middle of the funnel) = Meio de Funil - Fase de engajamento e nutrição.
O público que está nesta posição do funil, ainda está interessado em aprender, mas já está mais receptivos a te ouvir e mais propensos a engajar com seu conteúdo. O tipo de conteúdo para esse estágio geralmente são para tirar dúvidas, apresentar soluções, se aprofundar um pouco mais no assunto. O objetivo é alimentar seu público e deixá-lo seguro sobre a solução.
Formatos mais utilizados nesta fase: E-book específicos, webinários, newsletters, e-mail marketing.
Canais mais indicados: Blog e E-mail
Fufu ou Bofu (do inglês Bottom of the Funnel) = Fundo de Funil - Etapa final, fase de conversão
O público que está nesta fase do funil já sabem que tem uma necessidade, já conhece sua solução e está pronto para se converter em cliente. Tipo de conteúdo para essa fase apresenta prós e contras, faz comparações, avaliações e testes.
Formatos mais utilizados nesta fase: demos, vídeos, reuniões (presenciais ou chamadas de vídeo), e-mail individual para tirar dúvidas.
Canais mais usados: Telefone, Whatsapp, E-mail, Vídeo-conferência.
Até aqui você já entendeu que a jornada de criação de conteúdo é importante para manter o relacionamento com seu público, transmitir autoridade e tornar-se referência no mercado, mas como faço para gerenciar esse público? É aí que entra o inbound marketing.
Inbound Marketing
O inbound marketing foi criado em 2004 pelos fundadores da empresa de software Hobspot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, que haviam percebido uma mudança na forma como os consumidores realizavam suas compras, eles pareciam incomodados com as estratégias tradicionais de marketing. A partir daí, criaram a empresa de software de gestão de estratégias de marketing e, em 2009, difundiram o conceito quando lançaram o livro INBOUND MARKETING: GET FOUND USING GOOGLE, SOCIAL MEDIA, AND BLOGS” (Inbound marketing: seja encontrado usando Google,Redes sociais e blogs).
A estratégia de marketing se baseia em atrair a atenção e conquistar a permissão de potenciais consumidores, para que possam receber conteúdos do interesse deles e, com isso, criar um relacionamento, conquistar sua confiança e, então, fechar venda.
Com esta estratégia de permissão fica mais fácil quebrar a resistência em uma primeira abordagem, e ativar um gatilho mental, chamado de reciprocidade, onde a empresa recebe seus dados, em troca de informações relevantes. Nesta metodologia, a estratégia de marketing tem um caminho a percorrer pela jornada de compra, avançando estágios de confiança e credibilidade do potencial cliente até a finalização da venda.
Portanto, podemos afirmar que o inbound marketing não existe sem o marketing de conteúdo e o marketing de conteúdo precisa das estratégias de inbound para ser bem sucedida.
Se deseja criar um relacionamento com seu público alvo e aumentar sua base de leads com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, entre em contato conosco.