Sabe aquela máxima, e já clichê, “O que vale mais: Quantidade ou qualidade"? Acho que isso já responde a pergunta. Se seu objetivo na rede social é interagir, se conectar com seu público e se relacionar com ele, a resposta é NÃO! Não vale a pena comprar seguidores, porque esse mecanismo robotizado vai te entregar perfis falsos.
As plataformas que vendem seguidores possuem uma base enorme de contas falsas para fazer esse sistema “funcionar”.
_ Ah, Cris, mas qual o problema? Pelo menos as pessoas vão ver que tenho vários seguidores e vão achar que sou relevante!
Não é bem assim.
Ter vários seguidores falsos vai afetar diretamente o engajamento, pois não haverá interação. É como se você estivesse falando com as paredes. Criar conteúdo relevante custa tempo, dinheiro e dedicação. Imagina só, você se empenha para criar um conteúdo bacana e vai entregar para NINGUÉM?
Outro problema da compra de seguidores é que o Instagram tem se empenhado para eliminar perfis falsos e, mesmo que o seu perfil seja real, o fato de ter vários seguidores falsos pode ser entendido pela plataforma também como uma conta falsa e excluir seu perfil.
Isso porque o Instagram tem como premissa principal a experiência do usuário, utilizando os algoritmos para coletar dados com base nas interações como curtidas e comentários e conectar perfis com interesses em comum . Logo, perfis falsos apenas “sujam” e dificultam esse processo.
Além disso, o fato de seu conteúdo não estar tendo engajamento, já que os perfis falsos não vão interagir, fará com que o Instagram entenda que seu conteúdo não é relevante e não mostrará nem para os perfis reais, caindo ainda mais seu engajamento.
Além disso, afeta diretamente sua reputação, pois os perfis reais e clientes potenciais que te visitarem podem passar a ter uma imagem negativa da sua marca ao perceber que sua empresa está tentando passar uma imagem falsa e que seu produto ou serviço não é tão bom assim para ter a necessidade de comprar seguidores.
_Ah, então o que eu faço para aumentar os seguidores?
Ganhar seguidores reais demanda tempo, dedicação e paciência. Você deve criar conteúdos relevantes que realmente sejam do interesse do seu público, pra isso, claro, você precisa conhecê-lo bem! Testar todos os tipos de conteúdos que tenham a ver com a marca, testar dias e horários de postagens e avaliar os resultados. Você também pode impulsionar os melhores conteúdos. Com o direcionamento correto sua marca terá um alcance maior.